No dia 16 de março de 1977, na cidade de Capoeiras, Pernambuco, nasceu, filho do casal Joaquim Fernandes da Silva e Maria Edite Macedo da Silva, Valdenio Fernandes de Macedo.
Seus pais, agricultores residentes no sítio Gurjão, onde residiu até os três anos de idade, devido a dificuldades existentes à época, decidiram mudar-se para a zona urbana de São Bento do Una, passando a morar na Rua Nova e, logo após, na Rua Duque de Caxias.
Sendo sempre um homem trabalhador, desde os 09 anos ajudou o seu pai na confecção do queijo de manteiga, assimilando seus trabalhos com os estudos. Foi aluno da escola Paroquial Dom Bosco e também na Escola Lenita Fontes Cintra, onde pôde concluir o curso de técnico em contabilidade.
Ao longo de sua vida, trabalhou ainda no Varejão de Seu Lourival, na fábrica de queijos de Mita, no supermecado de Iolanda e no serviço autônomo de moto-táxista. Por onde passou, o Senhor Valdenio Fernandes de Macedo, ou Padre Fera, como todos o conhecem, espalhou amizades e simpatia, sendo sempre um homem cidadão pronto para ajudar os amigos. Devido ao seu jeito carismático e contribuinte de ser, em 2012 lançou o seu nome para o cargo de vereador, a convite de Dr. Washington Cadete, obtendo 480 votos, os quais não foram suficientes para conseguir uma cadeira no legislativo municipal.
Em 2004, passou a trabalhar no escritório de advocacia de Dr. Washington Cadete; passando a conhecer mais pessoas e podendo desenvolver ainda mais o seu trabalho social. Já em 2016, novamente candidata-se ao cargo de vereador, desta vez obtendo 514 votos e mais uma vez não se elegendo.
Não foram essas derrotas que lhe abalaram, pois elas servirão de impulso para que Padre Fera pudesse trabalhar ainda mais para alcançar o seu sonho de ser vereador de São Bento do Una e contribuir com o desenvolvimento do município e na construção de uma vida melhor para o povo. Em 2020, volta a ser candidato e desta vez, obtendo 631 votos, é eleito com segundo mais votado do seu partido.
Na Casa Legislativa, o vereador Padre Fera ocupa da vice-presidência da Comissão de Finanças e Orçamento e é suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Na vida pessoal, Padre Fera tem duas filhas, Ludmila Alves Fernandes e Nicolly Macedo de Lima, sendo casado com a senhora Mayelle de Lima Costa. Reside no Bairro José Adailton I e é sempre uma voz ativa para que as políticas públicas possam chegar ao seu bairro e a todos que precisam.