Ementa: Concede o Título de Cidadão Honorário de São Bento do Una ao Reverendíssimo Padre Antônio Elias dos Santos Filho.
Cícera Alves de Pontes, Vereadora do Município de São Bento do Una, no uso de suas atribuições constitucionais e de acordo com o que lhes confere a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta Casa Legislativa, submete à apreciação e deliberação do Plenário o seguinte,
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de São Bento do Una ao Reverendíssimo Padre Antônio Elias dos Santos Filho, Pároco da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, de São Bento do Una.
Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
São Bento do Una, 02 de junho de 2021.
Cícera Alves de Pontes
Vereadora
JUSTIFICATIVA
Antônio Elias dos Santos Filho nasceu em 30 de outubro de 1966 no município de Itaíba – PE. Filho do Sr. Antônio Elias dos Santos e D. Regina das Mercês Santos. Cursou o ensino fundamental e médio na Escola Emílio Garrastazu Medici, cidade de Itaíba – PE. Na sua juventude se engajou nas atividades pastorais da Paróquia N. Sra. Mãe dos Homens, onde sentiu o despertar para a vocação sacerdotal. No ano de 1992 Ingressou no seminário propedêutico São José na cidade de Garanhuns – PE. No ano seguinte dando continuidade aos estudos, foi residir junto aos demais seminaristas na cidade de João Pessoa – PB, onde cursou filosofia no seminário maior arquidiocesano da Paraíba. Pe. Antônio Elias é bacharel em teologia pela universidade católica de Salvador.
No dia 14 de agosto de 1999 recebeu a ordenação diaconal na cidade de Águas Belas – PE, pela imposição das mãos de Dom Irineu Roche Shiere e Dom Thiago Postma. No dia 10 de dezembro de 1999 na igreja Catedral de Santo Antônio em Garanhuns, recebeu a ordenação presbiteral pela imposição das mãos do saudoso bispo Dom Irineu Roche Shiere. Pe. Antônio iniciou seus trabalhos na então quase paróquia de São Paulo Apóstolo, na cidade de Iatí – PE, onde passou dez anos e quatro meses trabalhando para o crescimento daquela poção do povo de Deus. Além dos trabalhos pastorais, desenvolveu um relevante trabalho em prol da comunidade na dimensão de comunicação, onde criou uma rádio comunitária. Sua passagem marcou bastante a história do povo daquele lugar. Pe. Antônio foi incumbido de preparar a criação desta paróquia, que teve ereção canônica no dia 18 de junho de 2000.
No ano de 2010 foi transferido para a paróquia de N. Sra. Conceição na cidade de Palmeirina – PE, trabalhando cinco anos com o povo daquela terra, ele teve a graça neste período (2012) de celebrar o centenário da paróquia. Em 2016, foi incumbido de uma nova missão, quando foi transferido para assumir a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situada no bairro Delmário Braga em nossa cidade, em 27 de janeiro de 2016. Padre Antônio, além de exercer seu ministério de presbítero nesta diocese, exerce a profissão na área da saúde mental. Tendo formação em: psicanálise (Associação brasileira de estudos psicanalíticos do estado de Pernambuco, 2017), parapsicologia (Faculdade de Educação de Guaratinguetá- SP, no Centro Latino-Americano de Parapsicologia e Religião, 1999), tem também a formação em Hipnose Clínica (Sociedade de Hipnose do Estado de Pernambuco, 2015). Desenvolve seus trabalhos em Garanhuns, semanalmente, na clínica Espaço da Mente, no empresarial Kadoch, na Av. Simôa Gomes, Heliópolis.
Pe. Antônio é muito querido pelo povo da nossa querida São Bento, sua dedicação, seu zelo pela Paroquia da Virgem de Fátima, tem despertado admiração, durante estes anos nesta terra, muito pode fazer pelos seus paroquianos, como também por todos que o procuram para uma direção espiritual, para receber uma oração, sobretudo em tempos delicados como esse, em que as pessoas são afetadas por muitos males, principalmente pelas doença da mente.
É muito louvável sua atuação pastoral, sua assistência às comunidades, muito relevante tem sido o trabalho que desenvolveu, são muitos esforços voltados em vista da igreja, sendo um exemplo de cristão. Sua vinda a São Bento trouxe muitas inovações, onde até os dias atuais se encontra firme cumprindo suas funções de ministro de Deus, de sacerdote do Senhor.
Por esse e outros motivos, o Pe. Antônio Elias, merece o Título de Cidadão Honorário São-Bentense concedido por esta Câmara de Vereadores.
São Bento do Una, 02 de junho de 2021.
Cícera Alves de Pontes
Vereadora