Ementa: Concede o Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una à médica Dra. Rafaella de Lima Lopes.
Sidcley Pimentel de Brito, Vereador do Município de São Bento do Una, no uso de suas atribuições constitucionais e de acordo com o que lhes confere a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta Casa Legislativa, submete à apreciação e deliberação do Plenário o seguinte,
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una à Ilustríssima Senhorita Dra. Rafaella de Lima Lopes, médica da UBS do Povoado do Gama.
Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
São Bento do Una, 19 de julho de 2021
Sidcley do Hospital (Sidcley Pimentel de Brito)
Vereador
JUSTIFICATIVA
Rafaella de Lima Lopes, filha de Everaldo Lopes da Silva e de Djanilma Gualberto de Lima, nasceu no dia 15 de abril de 1993, na cidade de Lajedo, Estado de Pernambuco.
Na escola Pequeno Príncipe, também cidade de Lajedo, fez o seu estudo infantil, passando a fazer o ensino fundamental no Colégio Santa Sofia, da cidade de Garanhuns.
Depois, foi estudar na cidade de Caruaru, onde findou o seu ensino médio. Sempre dedicada aos estudos, após terminar o ensino médio surgiu-lhe dúvidas a respeito de qual curso superior fazer, porém o seu sonho era maior do que tudo, ser médica para cuidar da população.
Desta forma, mesmo tendo sido aprovada no curso de enfermagem da ASCES, decidiu ir residir na cidade do Recife, onde poderia se aperfeiçoar para percorrer o difícil caminho de ser torna médica.
As batalhas foram muitas, com um ano e meio de reprovações, contudo, nunca pensou em desistir.
Escondida dos seus pais, a convite de um colega recifense, foi fazer o vestibular na cidade de Cajazeiras, cidade localizada no Sertão da Paraíba, e, mesmo diante de tantas dificuldades relacionadas àquele vestibular, acabou passando na prova, e sua angústia e ansiedade viraram alegria em poder estudar para se tornar médica.
Tornou-se uma cidadã cajazeirense, passou a amar aquele lugar, onde construiu muitas amizades e onde aprendeu a conviver com a população do semiárido nordestino, já que, no período em que residiu em Cajazeiras, viu de perto uma seca que assolou a região.
Depois de um período, conseguiu fazer, a partir de uma outra prova, a sua transferência para UniNassau, na cidade do Recife, onde terminou o seu curso de medicina, enfrentando todos os desafios inerentes ao ensino superior de medicina e adquirindo um conhecimento inestimável.
Após terminar o seu curso, ficou com o sonho de voltar às suas origens, e em agosto de 2018 o mesmo foi realizado, pois conseguiu emprego aqui em nosso município, São Bento do Una. Apesar de ter nascido e se criado em Lajedo, nossa coirmã, Dra. Rafaella de Lima Lopes não conhecia a nossa cidade, porém, após aqui chegar, foi paixão à primeira vista. São Bento do Una é uma terra de gente acolhedora e com Dra. Rafaella de Lima Lopes não foi diferente, pois aqui, segundo a própria, foi muita bem acolhida pelos porteiros, motoristas, recepcionistas, enfermeiras e técnicas do Hospital Municipal, os quais lhe ajudaram em absolutamente tudo.
Ao ser indagada sobre a recepção, faz questão de frisar alguns nomes com quem construiu vínculos de amizades, como Marcone da Pimenta, in memorian, Martone Enfermeiro e Gringo (Fagner Adriano).
Passou a ser médica no Povoado do Gama, local que a abraçou e por quem tem um sentimento de respeito, amor e gratidão. No Gama e região é amada por todos, devido a sua simplicidade, vontade de servir, competência, simpatia e dedicação, sendo um exemplo de médica que ama servir o povo, principalmente as pessoas mais humildes.
Desta feita, nada mais justo do que esta Casa Legislativa, legítima representante do povo são-bentense, conceder um Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una àquela que, pelo povo, já é reconhecida com tal.
São Bento do Una, 19 de julho de 2021.
Sidcley do Hospital (Sidcley Pimentel de Brito)
Vereador