Ementa: Concede o Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una a Ilma. Senhora Joselita de Souza Rocha.
Avanildo Sebastião Cavalcante, Vereador do Município de São Bento do Una, no uso de suas atribuições constitucionais e de acordo com o que lhe confere a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno desta Casa Legislativa, submete à apreciação e deliberação do Plenário o seguinte,
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una a Ilustríssima Senhora Joselita de Souza Rocha.
Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
São Bento do Una, 09 de agosto de 2021.
Avanildo Sebastião Cavalcante
Vereador
JUSTIFICATIVA
Joselita de Souza Rocha nasceu na cidade de Princesa Isabel, Estado da Paraíba, no dia 15 de fevereiro de 1942, sendo filha do casal Antônio Domingos da Rcoha e Francelina Antônia da Conceição.
Seus pais tiveram 13 filhos, sendo 05 homens: José Américo, Deusdete, Ivan Marques, Manoel e Luiz Gonzaga; e 08 mulheres: Joselita, Paulo Fracinete, Maria de Lourdes, Elídia, Ladyclere, Maria do Carmo, Terezinha e Maria do Socorro.
Seu batismo foi realizado na cidade de Tavares – PB, quando tinha 03 meses de idade, tendo como padrinhos João Nunes e Maria Nunes. Aos 06 meses de idade sua família mudou-se para Sertânia por questões de saúde de sua mãe e lá moraram na Rua do Monteiro, nº25.
Joselita, ou simplesmente Zelita, como carinhosamente ficou conhecida, sempre recebeu o incentivo aos seus estudos por parte de seus pais e, aos sete anos de idade, começou o seu letramento na Escola Professor Jorge de Menezes.
Por incentivo do seu pai, fez o curso de datilografia, o que era bastante importante para época.
Na Escola Olavo Bilaque, ainda na cidade de Sertânia, concluiu o seu curso ginasial.
Durante a sua infância e juventude, devido a sua beleza e simpatia, sempre era escolhida a participar dos eventos teatrais e culturais do município de Sertânia, sendo sempre um destaque.
No dia 17 de outubro de 1959, casou com Zeca, após ter namorado um ano e seis meses, sendo o matrimônio celebrado pelo Monsenhor Urbano de Carvalho, na Igreja Nossa da Conceição.
Do seu enlace matrimonial, nasceram 04 filhos. O casal Joselita e Zeca viveram na cidade de Sertânia por 10 anos e, depois disso, mudaram-se para a cidade de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, onde pôde se formar no curso de magistério na Escola Professor Donino. Formou-se ainda no curso de contabilidade e trabalhou nas escolas Frei Cassiano e Bento Américo, ambas na cidade de Belo Jardim.
Quando residia na cidade de Belo Jardim, decidida a aprimorar-se cada vez mais, prestou vestibular para ciências sociais e foi aprovada, indo estudar na cidade de Caruaru.
Seu esposo, Zeca, possuía um comércio em São Bento do Una e, devido a isso, Joselita e seu amado decidiram mudar-se para essa cidade. Chegando na terra do Bom Jesus, amor à primeira vista, a cidade e os moradores a acolheram.
Desta feita, Joselita pediu transferência para ensinar no então Grupo Escolar Rodolfo Paiva.
Em São Bento do Una, dedicou-se à educação do município, trabalhando nas escolas Elpídio Barboza Maciel, Escola Reunidas Paroquial Dom Bosco e Escola Maranata (à época, ligada à rede estadual de ensino).
Em São Bento do Una também, por indicação do seu amigo Ivo Lalau, vereador do município, foi contratada com supervisora local.
Após mais de 26 anos dedicados à educação, de modo especial à educação em São Bento do Una, aposentou-se da sala de aula e passou a dedicar-se ao artesanato.
Joselita de Souza Rocha hoje é uma pessoa reconhecida pela sociedade e com uma invejável trajetória, pois, além de professora, foi uma metre da vida. Muita simpática e comunicativa, formou uma legião de amigos, que vai desde ex-alunos a ex-funcionários, formando laços de amizades perpétuos.
Aos 67 anos, conta sua história de vida com um largo sorriso no roso, fala de suas derrotas, suas vitórias e seus recomeços. Relembra a sua vida com um brilho nos olhos e com o orgulho de ter sido um espelho para vida dos seus alunos.
Desta feita, nada mais justo do que esta Casa Legislativa, legítima representante do povo são-bentense, conceder um Título de Cidadã Honorária de São Bento do Una àquela que, pelo povo, já é reconhecida com tal.
São Bento do Una, 09 de agosto de 2021.
Avanildo Sebastião Cavalcante
Vereador