NOTÍCIAS
Transmissões ao vivo, toda quarta-feira a partir das 09h, confira aqui!
Discurso do Vereador Léo da Ação Social - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador André Valença - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador Avanildo Cavalcante - 17 I JUN I 2026
Discurso da Vereadora Andreia de Rinaldo - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador Padre Fera - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador Bruno Braga - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador Edson Toré - 17 I JUN I 2026
Discurso do Vereador Diogo Professor - 17 I JUN I 2026
Não encontrou o discurso ou sessão legislativa que estava procurando? Clique aqui para ver todos os vídeos.
CONHEÇA A CÂMARA DE VEREADORES
TRANSPARÊNCIA
Caro cidadão, tenha acesso às informações públicas disponibilizadas pela Câmara Municipal de São Bento do Una, em cumprimento à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação). Esta lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios para garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal e entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012.
Nos menus abaixo, estão disponíveis informações sobre a gestão dos recursos públicos que a Câmara Municipal recebe para propiciar o seu regular funcionamento em suas atividades legislativas e fiscalizadoras bem como na propositura de políticas públicas que tornem o Município mais justo e solidário
🏛️ RESUMO DA SESSÃO – CÂMARA DE SÃO BENTO DO UNA
Nesta quarta-feira (17 de junho), a Câmara realizou a 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2026, marcando o encerramento dos trabalhos antes do recesso parlamentar.
Foi um dia de intensa produtividade e aprovações importantes para o nosso município!
Confira os destaques das votações.
💡Projetos do Executivo Aprovados: Projeto de Lei Nº 07/2026: Dispõe sobre a consolidação dos cargos de professores municipais e alterações na lei do magistério.
Projeto de Lei Nº 08/2026: Adequação da Política Municipal de Educação Integral às novas Diretrizes Operacionais Nacionais.
(Ambos foram incluídos e aprovados por unanimidade após parecer das comissões).
💡 Projetos do Legislativo e Indicações Aprovadas:
PL Nº 10/2026 (Ver. Sidcley do Hospital): Autorização para implementação de câmeras corporais com áudio pelos agentes de trânsito.
PL Nº 11/2026 (Ver. Bruno Braga): Instituição da Política Municipal de Educação Ambiental, Reciclagem e Arborização Urbana.
PL Nº 12/2026 (Ver. Bruno Braga): Criação de espaços públicos adaptados e inclusivos para pessoas com deficiência, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PL Nº 13/2026 (Ver. Bruno Braga): Alterações na Lei Geral que organiza e setoriza o município.
Indicações Aprovadas (Ver. Sidcley do Hospital): Indicação 103/2026: Proposta de melhoria no trânsito e viabilidade de cruzamento na Av. Manoel Cândido nos dias de feira livre.
Indicação 107/2026: Recuperação das estradas vicinais que ligam o Sítio Gravatá ao Sítio Cabaças, e interligação dos Sítios Baixa, Pimentel e Sodré.
Os vereadores agradeceram o empenho de toda a equipe e desejaram um excelente recesso parlamentar.
Os trabalhos em plenário retornam na primeira quarta-feira de agosto.
Acompanhe as ações que transformam São Bento do Una! 🌟
#SaoBentoDoUna #PoderLegislativo #SessaoOrdinaria #Educacao #Inclusao #Infraestrutura #TrabalhoQueAvança
🏛️ RESUMO DA SESSÃO – CÂMARA DE SÃO BENTO DO UNA
Nesta quarta-feira (17 de junho), a Câmara realizou a 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2026, marcando o encerramento dos trabalhos antes do recesso parlamentar.
Foi um dia de intensa produtividade e aprovações importantes para o nosso município!
Confira os destaques das votações.
💡Projetos do Executivo Aprovados: Projeto de Lei Nº 07/2026: Dispõe sobre a consolidação dos cargos de professores municipais e alterações na lei do magistério.
Projeto de Lei Nº 08/2026: Adequação da Política Municipal de Educação Integral às novas Diretrizes Operacionais Nacionais.
(Ambos foram incluídos e aprovados por unanimidade após parecer das comissões).
💡 Projetos do Legislativo e Indicações Aprovadas:
PL Nº 10/2026 (Ver. Sidcley do Hospital): Autorização para implementação de câmeras corporais com áudio pelos agentes de trânsito.
PL Nº 11/2026 (Ver. Bruno Braga): Instituição da Política Municipal de Educação Ambiental, Reciclagem e Arborização Urbana.
PL Nº 12/2026 (Ver. Bruno Braga): Criação de espaços públicos adaptados e inclusivos para pessoas com deficiência, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PL Nº 13/2026 (Ver. Bruno Braga): Alterações na Lei Geral que organiza e setoriza o município.
Indicações Aprovadas (Ver. Sidcley do Hospital): Indicação 103/2026: Proposta de melhoria no trânsito e viabilidade de cruzamento na Av. Manoel Cândido nos dias de feira livre.
Indicação 107/2026: Recuperação das estradas vicinais que ligam o Sítio Gravatá ao Sítio Cabaças, e interligação dos Sítios Baixa, Pimentel e Sodré.
Os vereadores agradeceram o empenho de toda a equipe e desejaram um excelente recesso parlamentar.
Os trabalhos em plenário retornam na primeira quarta-feira de agosto.
Acompanhe as ações que transformam São Bento do Una! 🌟
#SaoBentoDoUna #PoderLegislativo #SessaoOrdinaria #Educacao #Inclusao #Infraestrutura #TrabalhoQueAvança
Fique por dentro das principais ações da Câmara Municipal de São Bento do Una 🏛️
No nosso Boletim Semanal, você acompanha os destaques da 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 17 de junho de 2026, além de iniciativas e medidas que promovem avanços para nossa cidade.
Transparência e compromisso com o cidadão!
#CâmaraMunicipal #SãoBentoDoUna #PoderLegislativo #BoletimSemanal #TransparênciaPública #GestãoPública #CompromissoComOCidadão #TrabalhoLegislativo #PolíticaLocal #InformaçãoOficial #Cidadania #ParticipaçãoPopular #NossaCidade #Pernambuco #Brasil
Fique por dentro das principais ações da Câmara Municipal de São Bento do Una 🏛️
No nosso Boletim Semanal, você acompanha os destaques da 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 17 de junho de 2026, além de iniciativas e medidas que promovem avanços para nossa cidade.
Transparência e compromisso com o cidadão!
#CâmaraMunicipal #SãoBentoDoUna #PoderLegislativo #BoletimSemanal #TransparênciaPública #GestãoPública #CompromissoComOCidadão #TrabalhoLegislativo #PolíticaLocal #InformaçãoOficial #Cidadania #ParticipaçãoPopular #NossaCidade #Pernambuco #Brasil
📢 Minuto Câmara | Fique por dentro dos principais acontecimentos do Legislativo Municipal! 🏛️✅
No Minuto Câmara, trazemos um resumo da 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 17 de junho de 2026, além das ações e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do município.
Acompanhe e participe da construção do futuro do nosso município!
📲 Siga-nos para não perder nenhuma atualização! #MinutoCâmara #Transparência #LegislativoMunicipal
📢 Minuto Câmara | Fique por dentro dos principais acontecimentos do Legislativo Municipal! 🏛️✅
No Minuto Câmara, trazemos um resumo da 20ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 17 de junho de 2026, além das ações e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do município.
Acompanhe e participe da construção do futuro do nosso município!
📲 Siga-nos para não perder nenhuma atualização! #MinutoCâmara #Transparência #LegislativoMunicipal
☕🌽 Café da manhã junino na Câmara Municipal
Na última quarta-feira, 17 de junho, a Câmara Municipal realizou um café da manhã especial em comemoração ao São João, reunindo vereadores, servidores e colaboradores em um momento de confraternização e valorização das nossas tradições juninas.
A celebração aconteceu no dia da última Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2026, encerrando mais uma etapa dos trabalhos legislativos com união, alegria e o verdadeiro espírito do São João.
#CâmaraMunicipal #SãoJoão #TradiçãoJunina #Confraternização #PoderLegislativo #SãoBentoDoUna
☕🌽 Café da manhã junino na Câmara Municipal
Na última quarta-feira, 17 de junho, a Câmara Municipal realizou um café da manhã especial em comemoração ao São João, reunindo vereadores, servidores e colaboradores em um momento de confraternização e valorização das nossas tradições juninas.
A celebração aconteceu no dia da última Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2026, encerrando mais uma etapa dos trabalhos legislativos com união, alegria e o verdadeiro espírito do São João.
#CâmaraMunicipal #SãoJoão #TradiçãoJunina #Confraternização #PoderLegislativo #SãoBentoDoUna
🎊 Junho é tempo de celebrar a cultura, a fé e as tradições do nosso povo!
Em razão das comemorações de São João e São Pedro, a Câmara Municipal de São Bento do Una terá alterações no expediente durante o período junino.
Não haverá atendimento nos dias 23, 24 e 29 de junho, conforme estabelecido pela Portaria nº 34/2026.
Nos demais dias úteis, as atividades e o atendimento ao público acontecerão normalmente.
A Câmara deseja a todos um período junino de muita alegria, união e respeito às nossas tradições! 🌽🔥
#CâmaraMunicipal #SãoBentoDoUna #FestejosJuninos #Comunicado
🎊 Junho é tempo de celebrar a cultura, a fé e as tradições do nosso povo!
Em razão das comemorações de São João e São Pedro, a Câmara Municipal de São Bento do Una terá alterações no expediente durante o período junino.
Não haverá atendimento nos dias 23, 24 e 29 de junho, conforme estabelecido pela Portaria nº 34/2026.
Nos demais dias úteis, as atividades e o atendimento ao público acontecerão normalmente.
A Câmara deseja a todos um período junino de muita alegria, união e respeito às nossas tradições! 🌽🔥
#CâmaraMunicipal #SãoBentoDoUna #FestejosJuninos #Comunicado
🎉 Parabéns, Vereadora Andreia de Rinaldo! 🎉
Hoje celebramos mais um ano de vida da vereadora Andreia Paula dos Santos, mulher de trajetória marcada pela dedicação à família, à agricultura familiar e à população de São Bento do Una.
Filha de Maria Antônia Silva dos Santos e Antônio Batista dos Santos, Andreia nasceu em São Miguel Paulista, São Paulo, e chegou ao nosso município com apenas três meses de vida. Foi no bairro Santo Afonso, onde vive até hoje, que cresceu, construiu sua família e estabeleceu fortes laços com a comunidade.
Ao lado de seu esposo, Rinaldo, formou uma família com quatro filhos e seis netos, que representam uma de suas maiores alegrias. Durante grande parte de sua vida, dedicou-se à agricultura familiar, especialmente no Sítio Colônia, experiência que fortaleceu sua ligação com o campo e seu conhecimento sobre as necessidades das famílias da zona rural.
Em 2024, Andreia conquistou a confiança dos são-bentenses e foi eleita vereadora com 1.306 votos, tornando-se a vereadora mais votada da história de São Bento do Una.
Reconhecida por sua integridade, simplicidade e compromisso com a população, segue exercendo seu mandato com transparência, ética e amor pela cidade que escolheu para chamar de lar.
Que este novo ciclo seja repleto de saúde, sabedoria, bênçãos e grandes realizações. Feliz aniversário, vereadora Andreia! 🎂🎈🎊
#VereadoraAndreia #FelizAniversário #SãoBentoDoUna #CâmaraMunicipal
🎉 Parabéns, Vereadora Andreia de Rinaldo! 🎉
Hoje celebramos mais um ano de vida da vereadora Andreia Paula dos Santos, mulher de trajetória marcada pela dedicação à família, à agricultura familiar e à população de São Bento do Una.
Filha de Maria Antônia Silva dos Santos e Antônio Batista dos Santos, Andreia nasceu em São Miguel Paulista, São Paulo, e chegou ao nosso município com apenas três meses de vida. Foi no bairro Santo Afonso, onde vive até hoje, que cresceu, construiu sua família e estabeleceu fortes laços com a comunidade.
Ao lado de seu esposo, Rinaldo, formou uma família com quatro filhos e seis netos, que representam uma de suas maiores alegrias. Durante grande parte de sua vida, dedicou-se à agricultura familiar, especialmente no Sítio Colônia, experiência que fortaleceu sua ligação com o campo e seu conhecimento sobre as necessidades das famílias da zona rural.
Em 2024, Andreia conquistou a confiança dos são-bentenses e foi eleita vereadora com 1.306 votos, tornando-se a vereadora mais votada da história de São Bento do Una.
Reconhecida por sua integridade, simplicidade e compromisso com a população, segue exercendo seu mandato com transparência, ética e amor pela cidade que escolheu para chamar de lar.
Que este novo ciclo seja repleto de saúde, sabedoria, bênçãos e grandes realizações. Feliz aniversário, vereadora Andreia! 🎂🎈🎊
#VereadoraAndreia #FelizAniversário #SãoBentoDoUna #CâmaraMunicipal
Na última sexta-feira, 05 de junho, a Câmara Municipal de São Bento do Una realizou, em seu Plenário, uma Sessão Solene para a entrega dos Títulos de Cidadania São-Bentense ao deputado estadual Diogo Moraes, à ex-deputada federal Marília Arraes e ao ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal João Campos.
As homenagens foram concedidas por meio de proposições de autoria dos vereadores Pezinho e André Valença, aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes e votantes nos anos de 2022, 2023 e 2026.
A Sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Léo da Ação Social, e contou com a presença dos vereadores Neide do Hospital, Andréia de Rinaldo, Diogo Professor, Bruno Braga, Padre Fera, além dos autores das homenagens, vereadores Pezinho e André Valença.
Também participaram da solenidade o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité, o vice-prefeito Paulo Renato, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, e o senador Humberto Costa.
O senhor Carlos Costa, irmão do ex-ministro e atual deputado federal Silvio Costa Filho, também integrou a Mesa Solene.
Durante a cerimônia, os homenageados receberam os respectivos Títulos de Cidadania São-Bentense e fizeram pronunciamentos em agradecimento à honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.
Na última sexta-feira, 05 de junho, a Câmara Municipal de São Bento do Una realizou, em seu Plenário, uma Sessão Solene para a entrega dos Títulos de Cidadania São-Bentense ao deputado estadual Diogo Moraes, à ex-deputada federal Marília Arraes e ao ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal João Campos.
As homenagens foram concedidas por meio de proposições de autoria dos vereadores Pezinho e André Valença, aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes e votantes nos anos de 2022, 2023 e 2026.
A Sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Léo da Ação Social, e contou com a presença dos vereadores Neide do Hospital, Andréia de Rinaldo, Diogo Professor, Bruno Braga, Padre Fera, além dos autores das homenagens, vereadores Pezinho e André Valença.
Também participaram da solenidade o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité, o vice-prefeito Paulo Renato, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, e o senador Humberto Costa.
O senhor Carlos Costa, irmão do ex-ministro e atual deputado federal Silvio Costa Filho, também integrou a Mesa Solene.
Durante a cerimônia, os homenageados receberam os respectivos Títulos de Cidadania São-Bentense e fizeram pronunciamentos em agradecimento à honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.
🎉 Feliz Aniversário, Vereador Pezinho! 🎉
Hoje celebramos com alegria o aniversário de Evânio Marinho da Silva, o querido Pezinho, figura carismática e profundamente ligada à história de São Bento do Una.
Nascido em 7 de junho de 1968, no sítio Logradouro, Pezinho é filho de Cícero Alves da Silva e Josefa Marinho da Silva. Desde cedo, destacou-se por seu bom humor, simpatia e jeito acolhedor.
Sua vida pública começou em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Paulo Bodinho para atuar como condutor de ambulância no Hospital Municipal. O atendimento humanizado e o carinho com a população o tornaram uma figura admirada por todos.
Em 1996, atendendo ao apelo popular, especialmente do bairro Santo Afonso, foi eleito vereador com 501 votos, e logo assumiu a vice-presidência da Câmara. Após um intervalo em 2000, retornou em 2004, com 701 votos, e tornou-se 2º secretário da Mesa Diretora. Em 2008, obteve sua maior votação até então: 814 votos.
Mesmo com derrotas nas eleições de 2012 e 2016, Pezinho nunca se afastou do povo. Continuou presente nos eventos, apoiando a cultura local e artistas regionais. Em 2020, retornou com 673 votos, destacando-se como representante das comunidades rurais.
Em 2024, alcançou a consagração: 975 votos e seu quinto mandato. Sua trajetória é marcada pela resiliência, simplicidade, compromisso e amor pelo povo.
Parabéns, Pezinho! Que sua caminhada continue sendo exemplo de dedicação e autenticidade na política municipal. 🏛️🚑🌾
#VereadorPezinho #FelizAniversário #HistóriaPopular #ZonaRuralÉPrioridade #SãoBentoDoUna
🎉 Feliz Aniversário, Vereador Pezinho! 🎉
Hoje celebramos com alegria o aniversário de Evânio Marinho da Silva, o querido Pezinho, figura carismática e profundamente ligada à história de São Bento do Una.
Nascido em 7 de junho de 1968, no sítio Logradouro, Pezinho é filho de Cícero Alves da Silva e Josefa Marinho da Silva. Desde cedo, destacou-se por seu bom humor, simpatia e jeito acolhedor.
Sua vida pública começou em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Paulo Bodinho para atuar como condutor de ambulância no Hospital Municipal. O atendimento humanizado e o carinho com a população o tornaram uma figura admirada por todos.
Em 1996, atendendo ao apelo popular, especialmente do bairro Santo Afonso, foi eleito vereador com 501 votos, e logo assumiu a vice-presidência da Câmara. Após um intervalo em 2000, retornou em 2004, com 701 votos, e tornou-se 2º secretário da Mesa Diretora. Em 2008, obteve sua maior votação até então: 814 votos.
Mesmo com derrotas nas eleições de 2012 e 2016, Pezinho nunca se afastou do povo. Continuou presente nos eventos, apoiando a cultura local e artistas regionais. Em 2020, retornou com 673 votos, destacando-se como representante das comunidades rurais.
Em 2024, alcançou a consagração: 975 votos e seu quinto mandato. Sua trajetória é marcada pela resiliência, simplicidade, compromisso e amor pelo povo.
Parabéns, Pezinho! Que sua caminhada continue sendo exemplo de dedicação e autenticidade na política municipal. 🏛️🚑🌾
#VereadorPezinho #FelizAniversário #HistóriaPopular #ZonaRuralÉPrioridade #SãoBentoDoUna
📢 Minuto Câmara | Fique por dentro dos principais acontecimentos do Legislativo Municipal! 🏛️✅
No Minuto Câmara, trazemos um resumo da 18ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 03 de junho de 2026, além das ações e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do município.
Acompanhe e participe da construção do futuro do nosso município!
📲 Siga-nos para não perder nenhuma atualização! #MinutoCâmara #Transparência #LegislativoMunicipal
📢 Minuto Câmara | Fique por dentro dos principais acontecimentos do Legislativo Municipal! 🏛️✅
No Minuto Câmara, trazemos um resumo da 18ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, realizada no dia 03 de junho de 2026, além das ações e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do município.
Acompanhe e participe da construção do futuro do nosso município!
📲 Siga-nos para não perder nenhuma atualização! #MinutoCâmara #Transparência #LegislativoMunicipal

















20ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2026 - Câmara Municipal de São Bento do Una
TV Câmara SBU 17 de junho de 2026 14:09