
Em discurso na Tribuna, o vereador Léo da Ação Social cobra avanços na educação, saúde e direitos dos servidores públicos
13 de agosto de 2026
Na Tribuna, vereadora Neide do Hospital destaca reformas na saúde, cobra solução para a falta d’água e solicita expansão no atendimento neuropediátrico
14 de agosto de 2026SÃO BENTO DO UNA (PE) – Em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Avanildo Cavalcante rebateu críticas da oposição, defendeu as ações da governadora Raquel Lira e tratou de temas centrais para o município, como abastecimento de água, segurança no cemitério público e autuações de trânsito.
Defesa da Adutora do Agreste e abastecimento de água
O parlamentar rebateu questionamentos da oposição sobre o abastecimento hídrico e atribuiu ao Governo de Pernambuco a operação da Adutora do Agreste na cidade. Segundo o vereador, a chegada das águas do Rio São Francisco já beneficia o centro e diversos bairros de São Bento do Una com uma vazão expressiva, representando uma conquista histórica após anos de espera.
Segurança pública e furtos no cemitério local
Avanildo voltou a cobrar reforço na vigilância do cemitério público municipal. O vereador relatou novos episódios de furto de estruturas e portas de jazigos na localidade e solicitou presença mais efetiva da Guarda Civil Municipal para patrulhar e proteger o patrimônio público.
Críticas à fiscalização da Autarquia de Trânsito (UNATRAN)
O vereador criticou o modelo de atuação da autarquia municipal de trânsito, afirmando que o foco do órgão tem sido a aplicação excessiva de multas aos condutores e moradores em paradas rápidas. O parlamentar reiterou sua posição de que a função principal da fiscalização deveria ser a organização do tráfego urbano.
Investimentos e repasses estaduais
No pronunciamento, o vereador elencou diversos investimentos estaduais destinados ao município e à região do Agreste:
- Saúde e Exames: Ações com carretas de prevenção para exames femininos, zeramento de filas em cirurgias eletivas e repasses de recursos (emenda parlamentar) para aquisição de ônibus do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e nova ambulância.
- Infraestrutura e Agropecuária: Obras de recuperação da PE-180, duplicação do trecho da BR-232 entre São Caetano e Belo Jardim, além da reestruturação do prédio da Adagro para atendimento regional aos produtores rurais.
- Assistência Social e Educação: Ampliação de cozinhas comunitárias, programa Mães de Pernambuco, entrega de novos ônibus escolares e construção de creche na Vila do Espírito Santo.
Vídeo completo do discurso disponível no canal da TV Câmara SBU no YouTube.



