O Programa Governo Cliente é uma ferramenta que promete incentivar uma maior participação das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais nas compras governamentais.
Segundo a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE), gestora do programa, os eixos do projeto são as licitações acessíveis, o fornecedor qualificado e o crédito facilitado. Entre as metas propostas, está a estruturação de processos de compras de forma regionalizada e a elevação do nível de participação das pequenas atividades nas compras governamentais e a garantia da aplicação dos instrumentos da política pelos servidores públicos.
Segundo o governo do estado, o aumento do índice de participação das pequenas atividades nas compras públicas vai representar a injeção de R$ 400 milhões por ano no orçamento das microempresas, o equivalente a uma compra diária de R$ 2 milhões, considerando-se os dias úteis do calendário orçamentário.
Em parceria com a STQE, a Secretaria de Administração (SAD), a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae) vão realizar capacitação de servidores públicos, simplificação e otimização de processos, treinamento de fornecedores para atendimento às demandas do poder público estadual e disponibilização de linhas de crédito para inovação e competitividade.
Convidamos a todos que desejem conhecer melhor o programa a comparecerem a câmara municipal para participar de uma palestra hoje dia 25 de setembro as 19:00 horas. Essa é a oportunidade que os empreendedores sãobentenses precisavam.